terça-feira, 7 de abril de 2009

Florbela Espanca

Hoje quero homenagear Florbela Espanca. Maravilhosa poetisa portuguesa nascida em dezembro de 1894, que viveu apenas 36 anos, tendo cometido suicídio em seu aniversário no ano de 1930.
Ler Florbela Espanca me enche o coração de doce melancolia. Me emociono profundamente cada vez que novamente leio suas poesias. Ela parece conhecer-me intimamente e é uma grande fonte inspiradora.
Para saber um pouco mais sobre essa mulher tão especial, clique aqui.



(...) Vou descrever-lhe desde já o meu péssimo caráter: sou triste, imensamente triste, duma tristeza amarga e doentia que a mim própria me faz rir às vezes. É só disto que eu rio, e aqui tem V. Exa. no meu caráter uma sombra negra, enorme, medonha: a hipocrisia!... Porque eu pareço alegre e toda a gente gaba a minha... alegria! (...). Mas ainda este é o primeiro defeito; o segundo, e para o mundo virtuoso e prático é simplesmente horrível, é o sonhar, sonhar muito, olhar muito além, para longe de todos os que cantam, os que falam, os que riem!... Tenho dias em que todas as pessoas me dão a impressão de pequeninas figuras de papel sem expressão, sem vida.
(Trecho de carta de Florbela Espanca)

Nenhum comentário: